sexta-feira, 15 de março de 2013

Teoria das cores




Cores Primárias 

Uma cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores.

Essas cores são misturadas entre si para produzir as demais cores do espectro.

Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.

Tradicionalmente, o Vermelho, o Azul e o Amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classifi cação é conhecido como RYB. Entretanto, essa é uma defi nição errada do ponto de vista científi co, uma vez que, em se tratando de pigmentos, o sistema correto é o CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto).

Como são muito raros na natureza pigmentos de cor ciano e magenta, eles são substituídos respectivamente pelo azul e pelo vermelho nas artes plásticas. Para os que trabalham com cor-luz as primárias são: vermelho, verde e azul, ou em linguagem técnica: Red, Green e Blue. (RGB).



Tabela de Cores Primárias

  Vermelho  Azul  Amarelo



Cores Secundárias


Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.

No início, a teoria dos pigmentos era restrita à pintura. Os antigos pintores já faziam misturas antes da moderna ciência das cores, e as tintas usadas até então eram poucas. No sistema RYB, que emprega a teoria das cores de Leonardo da Vinci, as cores secundárias são:

Verde - Formado pela mistura do Azul com o Amarelo
Laranja - Formado pela mistura do Amarelo com o Vermelho
Violeta (ou roxo) - Formado pela mistura do Azul com o Vermelho

Tabela de Cores Secundárias
  Verde (mistura do azul + amarelo)  Laranja (mistura do amarelo + vermelho)  Roxo (mistura do azul + vermelho)

Modernamente, contudo, considera-se dois casos de classifi cação de cores: o aditivo (ou luminoso) e o subtrativo (ou refl etivo), uma vez que o sistema RYB não representa de fato todas as cores perceptíveis pelo olho humano. As cores primárias de um caso são secundárias do outro, e vice-versa.

Esse sistema aditivo de mistura das cores conhecido como RGB é o que forma as cores dos sistemas de comunicação visual, como a televisão e até mesmo o monitor do seu computador. A mistura dessas três cores em quantidades iguais produz o branco - Síntese Aditiva.

Para o químico e o artista e aqueles que trabalham com cores-pigmento, as cores primárias são vermelho, amarelo e azul, e a mistura dessas cores em igual quantidade resulta na cor preta ou cinza-neutro - síntese substrativa.
Síntese Subtrativa e Síntase Aditiva
O nome técnico dado a estas cores é CMYK (cian, magenta, yellow e black). O sistema CMYK é usado nas gráficas para a impressão por fotolitos, nos jornais, revistas, livros, cartões e tudo o que é impresso. Os dois extremos da classifi cação das cores: o branco, ausência total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausência total de luz, o que faz com que não se refl ita nenhuma cor. Não são exatamente cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor.
Cores Terciária 
Cores terciárias é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, conforme tabela abaixo:
Tabela de Cores Terciárias
  Laranja (mistura do vermelho + amarelo)  Oliva (mistura do Verde + amarelo)  Turquesa (mistura do verde + ciano)
 
  Celeste (mistura do azul + ciano)  Violeta (mistura do azul + magenta)  rosa (mistura do vermelho + magenta)
A definição das cores terciárias independe de o caso ser aditivo (RGB) ou subtrativo (CMY), as cores são
sempre as mesmas, e com as mesmas combinações.


Cores Complementares


Cores complementares são cores que são, em certo sentido, opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.

Na concepção artística, como no decorrer da história havia poucos pigmentos disponíveis - cores como o magenta e o ciano são muito raras na natureza - os artistas ainda hoje costumam usar outros pares de cores complementares, a saber:

Azul e Laranja
Vermelho e Verde
Amarelo e Violeta (ou roxo)

Como acontece na ciência das cores, cada cor primária tem uma secundária por complementar e vice-versa. Ao juntar uma com outra, obtém-se alguma tonalidade de cinza ou marrom.

O uso de cores complementares é um aspecto importante para a beleza na arte e no design gráfico. Quando são colocadas uma ao lado da outra, os complementos aparecem contrastantes. No disco artístico, as cores complementares são colocadas no lado oposto uma da outra. Embora essa concepção artística não se enquadre rigorosamente dentro da definição científica de cores, a maioria dos discos de cores na arte são dispostas de maneira semelhante ao sistema HSV.

O que é cor?
A cor faz parte do nosso mundo e está tão presente que muitos de nós já não damos tanta importância, tornou-se corriqueiro, algo que já é inerente ao ser. Desde o momento em que acordamos estamos em contato com as cores: ao nos depararmos com as cores do nosso quarto, ao escolhermos a roupa para vestirmos, quando saímos vemos os muros e outdoors da cidade nos invadindo de cores, ou mesmo se ficarmos em casa; tudo está repleto de cores. Mas afinal, o que é cor?

Só podemos perceber as cores quando temos luz. Cor é luz. A luz emitida, seja pelo sol ou por uma lâmpada, contém todas as cores do arco-íris. A luz branca é constituída pela reunião de numerosas radiações coloridas que podem ser separadas.

A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Assim podemos perceber que a cor é uma sensação provocada pela luz sobre nossos olhos. Podemos estudar as cores sob dois aspectos que estão diretamente relacionados, embora sejam aparentemente opostos: a COR-LUZ e a COR-PIGMENTO.

Cor Luz
Você já viu um arco-íris? Ao incidir nas gotas de água da chuva os raios da luz solar se decompõem
em várias cores. São radiações coloridas. Semelhante a um arco-íris temos um prisma comum, onde
a luz branca é dividida em um espectro de cores. Essas cores — vermelho, laranja, amarelo, verde,
azul, anil e violeta — compõem o que é chamado de espectro visível da luz, que são freqüências do
espectro eletromagnético ("luz") que podemos ver a olho nu. O que nos dá um total de 7 cores.

Porém, temos milhões de cores diferentes na transição de uma cor para outra. Estudos nos mostram a
classificação das cores, são elas: primária, secundária e terciária. A qual gerará o círculo cromático e diante deste teremos também as cores complementares e análogas, além de muitos outros estudos e definições.

Cor Pigmento
O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. Os homens primitivos descobriam as cores pela experiência. As pinturas rupestres eram feitas com os mais variados tipos de pigmentos naturais: plantas, terra, carvão, e até o sangue dos animais que caçavam.

As técnicas de pintura se desenvolveram se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores "artificiais", feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar.

Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos. A mistura de pigmentos altera a quantidade de luz absorvida e refletida pelos objetos. Cada um reflete somente a cor que não é absorvida. Por exemplo: o pigmento amarelo absorve da luz branca as cores azul violeta, azul cian, verde, vermelho alaranjado e vermelho magenta, e reflete somente a luz amarela, que é a cor que podemos ver.

Seguindo os estudos de NEWTON, podemos classificar as cores pigmento inversamente a cor-luz, pois é assim que nossos olhos podem ver perceber e misturar as tintas. Essa mistura de cor-pigmento é chamada de mistura subtrativa, por ser oposta a mistura aditiva que acontece com a cor-luz.

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